PLURAL: queridos vizinhos!

Redação do Diário

A coluna Plural desta sexta-feira traz textos das articulistas Francisco Queruz e Serginho Marques sobre o tema Cultura e Patrimônio. Os textos da Plural são publicados diariamente na edição impressa do Diário de Santa Maria. A Plural conta com 24 colunistas.

Serginho MarquesRelações públicas

Escrevo essa carta sincera para salientar tamanha minha felicidade. Tenho total consciência do meu lugar de privilégio, pois diferente de vocês, eu fui abraçado por vários amigos da cultura que me mantém em pé até hoje.

Gostaria e muito que cada um de vocês tivesse esse privilégio e quem sabe com as bênçãos da minha saudosa madrinha Eva Sopher, outros amigos iguais aos meus apadrinhassem vocês.

Há poucos dias me vi na televisão e não por nada, estive em papel de destaque, ou melhor protagonista da cultura santa-mariense, pois quando vamos falamos em patrimônio nessa cidade, logo eu apareço!

Deixa eu aproveitar e contar para vocês, me mantenho tão belo graças aos associados da Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio que, mensalmente, contribuem para eu ficar com as portas abertas e, é claro, para quem me lê hoje, entra em contato com eles e já se associa!

Aaaah! A Lei de Incentivo à Cultura (LIC) tem papel importante também! Muitos saem por aí a criticá-la, mas não sabem que ela ajuda e muito quem realmente precisa desse incentivo! Eu sou um beneficiado, através da lei, consigo fazer uma manutençãozinha nos meus equipamentos, na minha parte interna e se vocês viram, esse ano fui pintado! Estou tão belo!

Queria compartilhar com vocês essa felicidade, minha edificação tem 132 anos de existência, com várias estórias e histórias para contar, meu nome… muito fácil de falar sobre meu nome Treze de Maio, mas tenho dificuldade e sinto até tristeza de contar essa história, pois é um passado triste do nosso país e que tem muita dívida histórica por trás!

Essa semana, estou em festa! Depois de vários ocorridos, várias fases que passei, voltei a ser theatro e comemoro com toda nossa cidade meus 25 anos de reabertura!

Tenho muito agradecer, foram várias empresas que me apoiaram, tanta gente comprou uma cadeira minha e tem seu nome nela registrado, tantos artistas cederam sua arte para que eu pudesse estar aqui firme e forte, sem contar os muitos anônimos que suaram a camisa para que eu reabrisse.

Hoje, estou muito feliz mesmo, pois além de espaço cultural, sou cartão postal, um símbolo de Santa Maria, um patrimônio que dá orgulho de quem me vê e provoca várias expressões de quem por mim passa.

Falando nisso, lembro das palavras de Luiz Arthur e Marcelo Duse que passaram por aqui em 31 de maio de 1998 com o Teatro da Juventude do Rio de Janeiro e deixaram escrito no meu livro Ouro: “ …Aqui no “jovem-velho” Theatro Treze de Maio, para felicidade dos artistas, estamos vendo que é possível uma casa de espetáculos caminhar com cuidado e atenção. Sua administração e seus técnicos, acreditamos, possuem a chave do segredo – “Respeito ao espaço e seus habitantes transitórios”.

Nas palavras dessa dupla que sempre me incentivou, só tenho que agradecer a todos que sempre doaram seu tempo e seu dom para que eu pudesse no auge desses meus 25 anos me manter com portas abertas e sempre pronto para receber os artistas, os produtores e o público.

Assinado: Theatro Treze de Maio, Santa Maria 20 de Maio de 2022.

Leia o texto de Francisco Queruz

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Paraíso do Sul ampliará a produção de calçados Anterior

Paraíso do Sul ampliará a produção de calçados

Próximo

PLURAL: feliz aniversário, Santa Maria!

Geral